PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n INTERDISCIPLINAR<\/span><\/p>\n INDIVIDUAL \u2013 PTI<\/span><\/p>\n CURSO: PEDAGOGIA<\/span><\/p>\n PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n INTERDISCIPLINAR<\/span><\/p>\n INDIVIDUAL \u2013 PTI<\/span><\/p>\n PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n INTERDISCIPLINAR<\/span><\/p>\n INDIVIDUAL \u2013 PTI<\/span><\/p>\n Curso: Pedagogia Semestre: 4\u00ba \/ 5\u00baObjetivos da<\/span><\/p>\n Aprendizagem:A produ\u00e7\u00e3o textual \u00e9 um procedimento metodol\u00f3gico de ensino<\/span><\/p>\n aprendizagem que tem por objetivos:<\/span><\/p>\n \u2022 Interpretar os fundamentos te\u00f3ricos apresentados nos<\/span><\/p>\n textos indicados;<\/span><\/p>\n \u2022 Refletir sobre a atua\u00e7\u00e3o do pedagogo na proposi\u00e7\u00e3o de<\/span><\/p>\n viv\u00eancias de propostas interdisciplinares;<\/span><\/p>\n \u2022 Identificar as especificidades do trabalho a ser<\/span><\/p>\n desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental<\/span><\/p>\n articulando as diferentes \u00e1reas do conhecimento.Prezado aluno,<\/span><\/p>\n Seja bem-vindo a este semestre!<\/span><\/p>\n A proposta de Produ\u00e7\u00e3o Textual Individual (PTI) ter\u00e1 como tem\u00e1tica: a elabora\u00e7\u00e3o de uma<\/span><\/p>\n proposta de Projeto interdisciplinar que viabilize a realiza\u00e7\u00e3o de uma Semana Cultural a ser<\/span><\/p>\n vivenciada com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando as possibilidades de<\/span><\/p>\n articula\u00e7\u00e3o da tem\u00e1tica com as diferentes \u00e1reas do conhecimento e a utiliza\u00e7\u00e3o de ferramentas<\/span><\/p>\n digitais ao longo do processo educacional. Escolhemos essa tem\u00e1tica com o intuito que voc\u00ea possa<\/span><\/p>\n adquirir novos saberes docentes, para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conte\u00fados<\/span><\/p>\n desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar pr\u00e1ticas pedag\u00f3gicas.<\/span><\/p>\n A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) apresenta um conjunto de compet\u00eancias e<\/span><\/p>\n habilidades que auxiliam na organiza\u00e7\u00e3o curricular e, por conseguinte, nas aprendizagens essenciais<\/span><\/p>\n que os alunos devem desenvolver ao longo da educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica. No ensino fundamental, as<\/span><\/p>\n aprendizagens sistematizadas devem se articular com as experi\u00eancias vivenciadas pelos alunos em<\/span><\/p>\n seu contexto domiciliar, haja vista que o desenvolvimento de habilidades cognitivas e<\/span><\/p>\n socioemocionais podem contribuir para o pleno desenvolvimento do aluno. O planejamento do<\/span><\/p>\n professor deve contribuir com a forma\u00e7\u00e3o de um sujeito criativo, proativo, que saiba partilhar,<\/span><\/p>\n respeitar a conviv\u00eancia no contexto da diversidade e desenvolver autonomia para resolver problemas<\/span><\/p>\n de modo respons\u00e1vel e produtivo. Seguindo essa perspectiva, ao longo da educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica, cabe ao<\/span><\/p>\n professor instigar o aluno a questionar, analisar, interpretar, conceituar, trabalhar em equipe, enfim,<\/span><\/p>\n PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n INTERDISCIPLINAR<\/span><\/p>\n INDIVIDUAL \u2013 PTI<\/span><\/p>\n ampliar a vis\u00e3o de mundo enquanto estabelece rela\u00e7\u00f5es com seu meio. (BRASIL. Base Nacional Comum<\/span><\/p>\n Curricular. Bras\u00edlia: MEC. Vers\u00e3o entregue ao CNE em 3 de abril de 2018. Dispon\u00edvel em:<\/span><\/p>\n http:\/\/basenacionalcomum.mec.gov.br\/images\/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021).<\/span><\/p>\n Segundo a BNCC (2018) a Arte contribui com a interac\u0327a\u0303o cri\u0301tica dos alunos frente \u00e0<\/span><\/p>\n complexidade do mundo, favorece o respeito a\u0300s diferenc\u0327as e o dia\u0301logo intercultural, articula saberes<\/span><\/p>\n referentes a produtos e feno\u0302menos arti\u0301sticos e envolve as pra\u0301ticas de criar, ler, produzir, construir,<\/span><\/p>\n exteriorizar e refletir sobre formas arti\u0301sticas. O componente curricular Arte est\u00e1 centrado nas<\/span><\/p>\n seguintes linguagens: Artes Visuais, M\u00fasica, Dan\u00e7a e Teatro.<\/span><\/p>\n Considerando a relev\u00e2ncia das pr\u00e1ticas culturais desenvolvidas no ambiente escolar e a<\/span><\/p>\n necessidade de criar estrat\u00e9gias de ensino para oportunizar a aprendizagem significativa dos alunos,<\/span><\/p>\n torna-se necess\u00e1rio refletir sobre a import\u00e2ncia da interdisciplinaridade nos processos de ensino.<\/span><\/p>\n A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpreta\u00e7\u00e3o da Situa\u00e7\u00e3o Geradora de<\/span><\/p>\n Aprendizagem.<\/span><\/p>\n ORIENTA\u00c7\u00d5ES DA PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n 1. Leitura e interpreta\u00e7\u00e3o da SGA<\/span><\/p>\n Por meio da leitura da SGA e, tamb\u00e9m, da situa\u00e7\u00e3o-problema destacada, voc\u00ea deve elaborar<\/span><\/p>\n uma produ\u00e7\u00e3o textual que contemple um ou mais conte\u00fados de sua \u00e1rea.<\/span><\/p>\n SITUA\u00c7\u00c3O GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)<\/span><\/p>\n Gabriela \u00e9 pedagoga e atua como professora nos anos iniciais do ensino fundamental em uma<\/span><\/p>\n escola que no ano letivo de 2020 e parte de 2021 deu continuidade aos processos de ensino e<\/span><\/p>\n aprendizagem por meio do ensino remoto. Os alunos e os professores retornaram ao ensino<\/span><\/p>\n presencial h\u00e1 dois meses, mas Gabriela percebeu que eles est\u00e3o um pouco desmotivados e cansados<\/span><\/p>\n da rotina escolar. Al\u00e9m disso, a professora tamb\u00e9m notou que as rela\u00e7\u00f5es culturais e art\u00edsticas est\u00e3o<\/span><\/p>\n sendo pouco exploradas no contexto de ensino e de aprendizagem.<\/span><\/p>\n PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n INTERDISCIPLINAR<\/span><\/p>\n INDIVIDUAL \u2013 PTI<\/span><\/p>\n A partir dessas percep\u00e7\u00f5es, a professora apresentou \u00e0 coordena\u00e7\u00e3o pedag\u00f3gica uma proposta<\/span><\/p>\n de realizar uma Semana Cultural, com o objetivo de oportunizar aos alunos o contato com diferentes<\/span><\/p>\n express\u00f5es art\u00edsticas, viabilizando uma reflex\u00e3o cultural, art\u00edstica e social a partir das apresenta\u00e7\u00f5es<\/span><\/p>\n realizadas, motivando a participa\u00e7\u00e3o dos alunos nas atividades escolares.<\/span><\/p>\n A coordena\u00e7\u00e3o pedag\u00f3gica adorou a ideia, visto que tamb\u00e9m percebeu a desmotiva\u00e7\u00e3o dos<\/span><\/p>\n alunos e convocou os professores para a constru\u00e7\u00e3o de um projeto interdisciplinar que viabilize a<\/span><\/p>\n realiza\u00e7\u00e3o da Semana Cultural, a qual deve considerar as quest\u00f5es culturais, l\u00fadicas, art\u00edsticas e<\/span><\/p>\n sociais que perpassam a pr\u00e1tica docente nessa etapa da educa\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n SITUA\u00c7\u00c3O-PROBLEMA (SP)<\/span><\/p>\n Os professores se reuniram para construir o projeto interdisciplinar voltado \u00e0 realiza\u00e7\u00e3o da<\/span><\/p>\n Semana Cultural e algumas d\u00favidas surgiram: Que tipo de aprecia\u00e7\u00f5es e experi\u00eancias art\u00edsticas<\/span><\/p>\n podem ser vivenciadas com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental? Como considerar a<\/span><\/p>\n interdisciplinaridade no planejamento e execu\u00e7\u00e3o do projeto?<\/span><\/p>\n Seu desafio, agora, \u00e9:<\/span><\/p>\n
\n
\n
\n
\n
\n
\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n
<\/div>\n