{"id":152,"date":"2022-02-23T08:44:31","date_gmt":"2022-02-23T11:44:31","guid":{"rendered":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/?p=152"},"modified":"2022-02-23T08:44:31","modified_gmt":"2022-02-23T11:44:31","slug":"pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho\/","title":{"rendered":"PEDAGOGIA 4 E 5 – ADQUIRA COMIGO ESTE TRABALHO."},"content":{"rendered":"
\n
\n
\n
\n
\n
\n
\n
\n

PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INTERDISCIPLINAR<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INDIVIDUAL \u2013 PTI<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

CURSO: PEDAGOGIA<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INTERDISCIPLINAR<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INDIVIDUAL \u2013 PTI<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INTERDISCIPLINAR<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INDIVIDUAL \u2013 PTI<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Curso: Pedagogia Semestre: 4\u00ba \/ 5\u00baObjetivos da<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Aprendizagem:A produ\u00e7\u00e3o textual \u00e9 um procedimento metodol\u00f3gico de ensino<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

aprendizagem que tem por objetivos:<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

\u2022 Interpretar os fundamentos te\u00f3ricos apresentados nos<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

textos indicados;<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

\u2022 Refletir sobre a atua\u00e7\u00e3o do pedagogo na proposi\u00e7\u00e3o de<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

viv\u00eancias de propostas interdisciplinares;<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

\u2022 Identificar as especificidades do trabalho a ser<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

articulando as diferentes \u00e1reas do conhecimento.Prezado aluno,<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Seja bem-vindo a este semestre!<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

A proposta de Produ\u00e7\u00e3o Textual Individual (PTI) ter\u00e1 como tem\u00e1tica: a elabora\u00e7\u00e3o de uma<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

proposta de Projeto interdisciplinar que viabilize a realiza\u00e7\u00e3o de uma Semana Cultural a ser<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

vivenciada com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando as possibilidades de<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

articula\u00e7\u00e3o da tem\u00e1tica com as diferentes \u00e1reas do conhecimento e a utiliza\u00e7\u00e3o de ferramentas<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

digitais ao longo do processo educacional. Escolhemos essa tem\u00e1tica com o intuito que voc\u00ea possa<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

adquirir novos saberes docentes, para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conte\u00fados<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar pr\u00e1ticas pedag\u00f3gicas.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) apresenta um conjunto de compet\u00eancias e<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

habilidades que auxiliam na organiza\u00e7\u00e3o curricular e, por conseguinte, nas aprendizagens essenciais<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

que os alunos devem desenvolver ao longo da educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica. No ensino fundamental, as<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

aprendizagens sistematizadas devem se articular com as experi\u00eancias vivenciadas pelos alunos em<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

seu contexto domiciliar, haja vista que o desenvolvimento de habilidades cognitivas e<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

socioemocionais podem contribuir para o pleno desenvolvimento do aluno. O planejamento do<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

professor deve contribuir com a forma\u00e7\u00e3o de um sujeito criativo, proativo, que saiba partilhar,<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

respeitar a conviv\u00eancia no contexto da diversidade e desenvolver autonomia para resolver problemas<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

de modo respons\u00e1vel e produtivo. Seguindo essa perspectiva, ao longo da educa\u00e7\u00e3o b\u00e1sica, cabe ao<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

professor instigar o aluno a questionar, analisar, interpretar, conceituar, trabalhar em equipe, enfim,<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INTERDISCIPLINAR<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INDIVIDUAL \u2013 PTI<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

ampliar a vis\u00e3o de mundo enquanto estabelece rela\u00e7\u00f5es com seu meio. (BRASIL. Base Nacional Comum<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Curricular. Bras\u00edlia: MEC. Vers\u00e3o entregue ao CNE em 3 de abril de 2018. Dispon\u00edvel em:<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

http:\/\/basenacionalcomum.mec.gov.br\/images\/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021).<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Segundo a BNCC (2018) a Arte contribui com a interac\u0327a\u0303o cri\u0301tica dos alunos frente \u00e0<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

complexidade do mundo, favorece o respeito a\u0300s diferenc\u0327as e o dia\u0301logo intercultural, articula saberes<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

referentes a produtos e feno\u0302menos arti\u0301sticos e envolve as pra\u0301ticas de criar, ler, produzir, construir,<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

exteriorizar e refletir sobre formas arti\u0301sticas. O componente curricular Arte est\u00e1 centrado nas<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

seguintes linguagens: Artes Visuais, M\u00fasica, Dan\u00e7a e Teatro.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Considerando a relev\u00e2ncia das pr\u00e1ticas culturais desenvolvidas no ambiente escolar e a<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

necessidade de criar estrat\u00e9gias de ensino para oportunizar a aprendizagem significativa dos alunos,<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

torna-se necess\u00e1rio refletir sobre a import\u00e2ncia da interdisciplinaridade nos processos de ensino.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpreta\u00e7\u00e3o da Situa\u00e7\u00e3o Geradora de<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Aprendizagem.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

ORIENTA\u00c7\u00d5ES DA PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

1. Leitura e interpreta\u00e7\u00e3o da SGA<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Por meio da leitura da SGA e, tamb\u00e9m, da situa\u00e7\u00e3o-problema destacada, voc\u00ea deve elaborar<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

uma produ\u00e7\u00e3o textual que contemple um ou mais conte\u00fados de sua \u00e1rea.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

SITUA\u00c7\u00c3O GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Gabriela \u00e9 pedagoga e atua como professora nos anos iniciais do ensino fundamental em uma<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

escola que no ano letivo de 2020 e parte de 2021 deu continuidade aos processos de ensino e<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

aprendizagem por meio do ensino remoto. Os alunos e os professores retornaram ao ensino<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

presencial h\u00e1 dois meses, mas Gabriela percebeu que eles est\u00e3o um pouco desmotivados e cansados<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

da rotina escolar. Al\u00e9m disso, a professora tamb\u00e9m notou que as rela\u00e7\u00f5es culturais e art\u00edsticas est\u00e3o<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

sendo pouco exploradas no contexto de ensino e de aprendizagem.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INTERDISCIPLINAR<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INDIVIDUAL \u2013 PTI<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

A partir dessas percep\u00e7\u00f5es, a professora apresentou \u00e0 coordena\u00e7\u00e3o pedag\u00f3gica uma proposta<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

de realizar uma Semana Cultural, com o objetivo de oportunizar aos alunos o contato com diferentes<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

express\u00f5es art\u00edsticas, viabilizando uma reflex\u00e3o cultural, art\u00edstica e social a partir das apresenta\u00e7\u00f5es<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

realizadas, motivando a participa\u00e7\u00e3o dos alunos nas atividades escolares.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

A coordena\u00e7\u00e3o pedag\u00f3gica adorou a ideia, visto que tamb\u00e9m percebeu a desmotiva\u00e7\u00e3o dos<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

alunos e convocou os professores para a constru\u00e7\u00e3o de um projeto interdisciplinar que viabilize a<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

realiza\u00e7\u00e3o da Semana Cultural, a qual deve considerar as quest\u00f5es culturais, l\u00fadicas, art\u00edsticas e<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

sociais que perpassam a pr\u00e1tica docente nessa etapa da educa\u00e7\u00e3o.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

SITUA\u00c7\u00c3O-PROBLEMA (SP)<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Os professores se reuniram para construir o projeto interdisciplinar voltado \u00e0 realiza\u00e7\u00e3o da<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Semana Cultural e algumas d\u00favidas surgiram: Que tipo de aprecia\u00e7\u00f5es e experi\u00eancias art\u00edsticas<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

podem ser vivenciadas com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental? Como considerar a<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

interdisciplinaridade no planejamento e execu\u00e7\u00e3o do projeto?<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Seu desafio, agora, \u00e9:<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Se colocar no lugar dos professores para:<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Construir uma proposta de Projeto interdisciplinar que viabilize a realiza\u00e7\u00e3o de uma Semana<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Cultural voltada aos anos iniciais do ensino fundamental. Este projeto deve contemplar os<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

fundamentos abordados nas disciplinas deste semestre, de modo interdisciplinar, considerando os<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

aspectos culturais e sociais que perpassam a aprendizagem dos alunos e apontando estrat\u00e9gias<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

pedag\u00f3gicas que possibilitem aprecia\u00e7\u00f5es, atividades, di\u00e1logos e intera\u00e7\u00f5es entre os alunos.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

ORIENTA\u00c7\u00d5ES PARA A EXECU\u00c7\u00c3O DO TRABALHO<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Ap\u00f3s an\u00e1lise da situa\u00e7\u00e3o geradora de aprendizagem e da situa\u00e7\u00e3o problema, voc\u00ea dever\u00e1:<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

a) Ler os textos disponibilizados em anexo:<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Texto 1: O Pedagogo docente e o ensino de Arte na Educa\u00e7\u00e3o Infantil e nos anos iniciais do Ensino<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Fundamental.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

LIMA, Jo\u00e3o Francisco Lopes de. O Pedagogo docente e o ensino de Arte na Educa\u00e7\u00e3o Infantil e nos<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

anos iniciais do Ensino Fundamental. Educa\u00e7\u00e3o em Foco, Belo Horizonte, ano 23, n. 41, set.\/dez.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INTERDISCIPLINAR<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INDIVIDUAL \u2013 PTI<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

2020. Dispon\u00edvel em: https:\/\/revista.uemg.br\/index.php\/educacaoemfoco\/article\/view\/4838.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Acesso em: 20 jan. 2020.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Texto 2: Interdisciplinaridade no contexto escolar: relato de uma atividade envolvendo um estudo<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

sobre diferentes pa\u00edses.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

SANTOS, Melina Nymann dos.; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; DARROZ, Luiz Marcelo.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Interdisciplinaridade no contexto escolar: relato de uma atividade envolvendo um estudo sobre<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

diferentes pa\u00edses. Viv\u00eancias. Vol 15, n. 28: p. 135-144, Mai. 2019. Dispon\u00edvel em:<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

http:\/\/revistas.uri.br\/index.php\/vivencias\/article\/view\/21. Acesso em: 22 jan. 2021.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

b) A produ\u00e7\u00e3o textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

pelo acad\u00eamico:<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

1\u00ba) Elaborar a introdu\u00e7\u00e3o da produ\u00e7\u00e3o textual. Neste t\u00f3pico, voc\u00ea dever\u00e1 fazer, uma apresenta\u00e7\u00e3o<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

sobre o que sera\u0301 abordado no trabalho, expor os objetivos e a importa\u0302ncia de sua realizac\u0327a\u0303o. (1<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

lauda)<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

2\u00ba) Para o desenvolvimento do trabalho, voc\u00ea deve apresentar uma proposta de projeto<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

interdisciplinar visando a viabiliza\u00e7\u00e3o da Semana Cultural a ser realizada com os alunos dos anos<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

iniciais do ensino fundamental. Os textos indicados ir\u00e3o subsidiar a elabora\u00e7\u00e3o do projeto. Lembrese de oportunizar di\u00e1logos entre as disciplinas do semestre na proposi\u00e7\u00e3o das atividades. Voc\u00ea deve<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

escolher uma tem\u00e1tica e adotar o modelo a seguir: (2 a 4 laudas)<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Tema do projeto Escreva o tema principal a ser abordado no projeto.P\u00fablico-alvo Turma para qual o projeto se destinaJustificativa Refere-se \u00e0 explica\u00e7\u00e3o sobre a import\u00e2ncia do<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

trabalho (projeto).Objetivo geral Defini\u00e7\u00e3o do que se trata a ideia central do trabalho.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Deve expressar, de forma clara, qual \u00e9 a inten\u00e7\u00e3o<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

daquele projeto.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INTERDISCIPLINAR<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INDIVIDUAL \u2013 PTI<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Objetivos espec\u00edficos Refere-se ao que se espera com o desenvolvimento<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

do trabalho realizado com os alunos. Se configura<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

como as metas tra\u00e7adas para o aprendizado, as<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

quais ser\u00e3o atingidas a partir das atividades<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

desenvolvidas em sala.Metodologia S\u00e3o os caminhos percorridos para que os objetivos<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

sejam atingidos. Trata-se de um conjunto de<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

t\u00e9cnicas e m\u00e9todos que direcionam o modo como os<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

conte\u00fados ser\u00e3o socializados. N\u00e3o se esque\u00e7am de<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

descrever as a\u00e7\u00f5es que ser\u00e3o realizadas.Recursos did\u00e1ticos S\u00e3o os materiais e\/ou equipamentos que ser\u00e3o<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

utilizados como suporte para a realiza\u00e7\u00e3o das<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

atividades propostas.Avalia\u00e7\u00e3o Modo como o professor ir\u00e1 acompanhar o processo<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

de aprendizagem dos alunos, verificando os avan\u00e7os<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

e o que ainda necessita de aperfei\u00e7oamento.Refer\u00eancias Material te\u00f3rico que subsidiou a constru\u00e7\u00e3o das<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

aulas.Vale lembrar que voc\u00ea na\u0303o ira\u0301 para o campo, ou seja, para a escola. Trata-se de uma proposta ficti\u0301cia,<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

a partir de uma situac\u0327a\u0303o apresentada.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

3\u00ba) Para finalizar, voc\u00ea dever\u00e1 fazer suas considera\u00e7\u00f5es finais, apresentando a conclus\u00e3o do trabalho,<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

sintetizando os elementos discutidos no seu texto. Manifeste seu ponto de vista e opinio\u0303es sobre o<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

assunto trabalhado, fundamentados nas refere\u0302ncias bibliogra\u0301ficas. Apresente, tambe\u0301m, as<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

contribuic\u0327o\u0303es que o trabalho trouxe para o seu aprendizado. (1 lauda)<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

4\u00ba) Anexos e ap\u00eandices: Apresentar, caso sejam utilizados, imagens, fotografias ou registros.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INTERDISCIPLINAR<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INDIVIDUAL \u2013 PTI<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

5\u00ba) Refer\u00eancias: n\u00e3o se esque\u00e7a de listar todos os autores e materiais que utilizou para desenvolver<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

o trabalho.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

NORMAS PARA ELABORA\u00c7\u00c3O E ENTREGA DA PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

1. O trabalho ser\u00e1 realizado individualmente.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

2. Importante: Voc\u00ea dever\u00e1 postar o trabalho finalizado no AVA, o que dever\u00e1 ser feito na pasta<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

especi\u0301fica (\u201catividades interdisciplinares\u201d), obedecendo ao prazo limite de postagem,<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

conforme disposto no AVA. N\u00e3o existe prorroga\u00e7\u00e3o para a postagem da atividade.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padr\u00e3o da Institui\u00e7\u00e3o, sendo organizado<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

no que tange \u00e0 sua apresenta\u00e7\u00e3o visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

espa\u00e7amentos, adentramento de par\u00e1grafos, apresenta\u00e7\u00e3o correta de cita\u00e7\u00f5es e refer\u00eancias,<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

entre outros elementos importantes), conforme modelo dispon\u00edvel no AVA.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

4. A produ\u00e7\u00e3o textual \u00e9 um trabalho original e, portanto, n\u00e3o poder\u00e1 haver trabalhos id\u00eanticos<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

aos de outros alunos ou com reprodu\u00e7\u00e3o de materiais extra\u00eddos da internet. Os trabalhos<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

plagiados ser\u00e3o invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

pr\u00e1tica do pl\u00e1gio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.\u00ba 9.610), e deve ser evitada<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

no \u00e2mbito acad\u00eamico.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. N\u00e3o ser\u00e3o aceitos, sob nenhuma<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

hip\u00f3tese, trabalhos enviados em PDF.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

A seguir, apresentamos a voc\u00ea alguns dos crit\u00e9rios avaliativos que nortear\u00e3o a an\u00e1lise<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

do Tutor a Dist\u00e2ncia para atribuir o conceito \u00e0 produ\u00e7\u00e3o textual:<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

\u2022 Normaliza\u00e7\u00e3o correta do trabalho, com atendimento ao n\u00famero de p\u00e1ginas solicitadas.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

\u2022 Apresenta\u00e7\u00e3o de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdu\u00e7\u00e3o,<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

desenvolvimento e conclus\u00e3o).<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

\u2022 Uso de linguagem acad\u00eamica adequada, com clareza e corre\u00e7\u00e3o, atendendo \u00e0 norma padr\u00e3o.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INTERDISCIPLINAR<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

INDIVIDUAL \u2013 PTI<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

\u2022 Atendimento \u00e0 proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade,<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

criatividade, originalidade e autenticidade.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

\u2022 Fundamenta\u00e7\u00e3o te\u00f3rica do trabalho, com as devidas refer\u00eancias dos autores eventualmente<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

citados.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Lembre-se de que seu Tutor a Dist\u00e2ncia est\u00e1 \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o para lhe atender em suas<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

d\u00favidas e, tamb\u00e9m, para repassar orienta\u00e7\u00f5es sempre que voc\u00ea precisar. Aproveite esta<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acad\u00eamica de n\u00edvel universit\u00e1rio.<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Bom trabalho!<\/span><\/p>\n

<\/div>\n

Equipe de professores<\/span><\/p>\n

<\/div>\n
<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/article>\n<\/div>\n
\n
<\/div>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL \u2013 PTI CURSO: PEDAGOGIA PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL \u2013 PTI PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL \u2013 PTI Curso: Pedagogia Semestre: 4\u00ba \/ 5\u00baObjetivos da Aprendizagem:A produ\u00e7\u00e3o textual \u00e9 um procedimento metodol\u00f3gico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: \u2022 Interpretar os fundamentos te\u00f3ricos apresentados nos textos indicados; \u2022 Refletir sobre a atua\u00e7\u00e3o…<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"yoast_head":"\nPEDAGOGIA 4 E 5 - ADQUIRA COMIGO ESTE TRABALHO. - Consultoria Acad\u00eamica<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_PT\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"PEDAGOGIA 4 E 5 - ADQUIRA COMIGO ESTE TRABALHO. - Consultoria Acad\u00eamica\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL \u2013 PTI CURSO: PEDAGOGIA PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL \u2013 PTI PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL \u2013 PTI Curso: Pedagogia Semestre: 4\u00ba \/ 5\u00baObjetivos da Aprendizagem:A produ\u00e7\u00e3o textual \u00e9 um procedimento metodol\u00f3gico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: \u2022 Interpretar os fundamentos te\u00f3ricos apresentados nos textos indicados; \u2022 Refletir sobre a atua\u00e7\u00e3o...\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Consultoria Acad\u00eamica\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2022-02-23T11:44:31+00:00\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"admin\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"admin\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Tempo estimado de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"10 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho\/\",\"url\":\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho\/\",\"name\":\"PEDAGOGIA 4 E 5 - ADQUIRA COMIGO ESTE TRABALHO. - Consultoria Acad\u00eamica\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2022-02-23T11:44:31+00:00\",\"dateModified\":\"2022-02-23T11:44:31+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/#\/schema\/person\/43d280cfbf5a501d055023dc56259b51\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-PT\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"PEDAGOGIA 4 E 5 – ADQUIRA COMIGO ESTE TRABALHO.\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/\",\"name\":\"Consultoria Acad\u00eamica\",\"description\":\"Produzindo trabalho acad\u00eamico de qualidade para todo o Brasil.\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-PT\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/#\/schema\/person\/43d280cfbf5a501d055023dc56259b51\",\"name\":\"admin\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-PT\",\"@id\":\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/01a3c2594e8db2254cf0acde52f5d3f3?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/01a3c2594e8db2254cf0acde52f5d3f3?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"admin\"},\"sameAs\":[\"https:\/\/consultoracademica.com.br\"],\"url\":\"https:\/\/consultoracademica.com.br\/author\/admin\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"PEDAGOGIA 4 E 5 - ADQUIRA COMIGO ESTE TRABALHO. - Consultoria Acad\u00eamica","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho\/","og_locale":"pt_PT","og_type":"article","og_title":"PEDAGOGIA 4 E 5 - ADQUIRA COMIGO ESTE TRABALHO. - Consultoria Acad\u00eamica","og_description":"PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL \u2013 PTI CURSO: PEDAGOGIA PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL \u2013 PTI PRODU\u00c7\u00c3O TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL \u2013 PTI Curso: Pedagogia Semestre: 4\u00ba \/ 5\u00baObjetivos da Aprendizagem:A produ\u00e7\u00e3o textual \u00e9 um procedimento metodol\u00f3gico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: \u2022 Interpretar os fundamentos te\u00f3ricos apresentados nos textos indicados; \u2022 Refletir sobre a atua\u00e7\u00e3o...","og_url":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho\/","og_site_name":"Consultoria Acad\u00eamica","article_published_time":"2022-02-23T11:44:31+00:00","author":"admin","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"admin","Tempo estimado de leitura":"10 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho\/","url":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho\/","name":"PEDAGOGIA 4 E 5 - ADQUIRA COMIGO ESTE TRABALHO. - Consultoria Acad\u00eamica","isPartOf":{"@id":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/#website"},"datePublished":"2022-02-23T11:44:31+00:00","dateModified":"2022-02-23T11:44:31+00:00","author":{"@id":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/#\/schema\/person\/43d280cfbf5a501d055023dc56259b51"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-PT","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/consultoracademica.com.br\/pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/pedagogia-4-e-5-adquira-comigo-este-trabalho\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"PEDAGOGIA 4 E 5 – ADQUIRA COMIGO ESTE TRABALHO."}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/#website","url":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/","name":"Consultoria Acad\u00eamica","description":"Produzindo trabalho acad\u00eamico de qualidade para todo o Brasil.","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-PT"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/#\/schema\/person\/43d280cfbf5a501d055023dc56259b51","name":"admin","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-PT","@id":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/01a3c2594e8db2254cf0acde52f5d3f3?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/01a3c2594e8db2254cf0acde52f5d3f3?s=96&d=mm&r=g","caption":"admin"},"sameAs":["https:\/\/consultoracademica.com.br"],"url":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/author\/admin\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/152"}],"collection":[{"href":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=152"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/152\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":153,"href":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/152\/revisions\/153"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=152"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=152"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/consultoracademica.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=152"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}