CURSO: Agronomia
PRCurso:AgronomiaSemestre: 9º/8ºObjetivos da Aprendizagem:A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes na BNCC sobre a área da linguagem como ferramenta norteadora, para o planejamento de atividades diferenciadas. • Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar embasamento para atuação em atividades extracurriculares. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. • Favorecer a aprendizagem. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a soluçãode problemas práticos relativos à profissão. PREZADO (A) ALUNO (A) A presente proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como tema a tecnologia aplicada à propagação vegetativa das culturas comerciais: cana de açúcar,mandioca, café e algodão. O assunto apresenta grande relevância neste semestre, uma vez que cada uma das culturas citadas apresenta uma forma diferente de propagação vegetativa. Outrossim, é importante destacar que uma safra de sucesso começa pela escolha do material propagativo de qualidade e a aplicação das técnicas adequadas para sua produção, tratamento, armazenamento e uso. Assim, para alcançarmos os objetivos propostos, criamos quatro situações em que você, juntamente com os demais colegasdo grupo, fará o papel da Assistência Técnica Rural para recomendar as melhores soluções para os questionamentos apresentados. SITUAÇÃOGERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) Considere que você e seus colegas foram contratados por uma empresade Assistência TécnicaRural (ATER) para formar uma equipe de Agrônomos que prestará apoioà produtores rurais
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR de sua região. Neste sentido, a equipe deverá analisar as situações propostas a seguir e buscar, nos conteúdos trabalhados nas disciplinas e na literatura relacionada, as recomendações para melhor atender aos produtores assistidos por vocês. 1. ACULTURA DO ALGODÃO Um cotonicultor consultou a empresa em que você e sua equipe trabalham para buscar ajudae melhorar o desempenho de sua lavoura. Ocorre que este produtor tem enfrentado problemas no estabelecimento de seu estande, sendocomum a ocorrência de falhas,na germinação. Em entrevista, o grupo identificou que a qualidade e sanidade das sementes nunca foram uma preocupação deste produtor. Com base nesta constatação e, considerando que o produtor ainda não adquiriu o lote de sementes para o próximo plantio, é preciso sensibilizá-lo quanto a importância da qualidade das sementese ainda da necessidade de se proporcionar a sua sanidade. Neste sentido, foi solicitado que se elaboreum texto informativo (de duas a três laudas),o qual poderá ser utilizado para orientar este e outros produtores de algodão. Em seu conteúdoo texto deverá apresentar as seguintes informações: a) Quais são os três critérios utilizados para o controlede qualidade de sementes? Expliquecada um, identificando e caracterizando os aspectos analisados em laboratório. b) Apresente os padrões oficiais mínimos de sementes exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, para atestar a qualidade de um lote de sementes de algodão. c) Considerando que em muitas culturas o tratamento de sementes pode melhorar significativamente a formação de um estande mais homogêneo, informe qual o tratamento de sementes é indicado para a culturado algodão e quais problemas este procedimento pode prevenir. 2. A CULTURADA MANDIOCA
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR A sua equipe foi contratada para auxiliar alguns produtores familiares a instalar a cultura da mandioca. Você deverá orientar os produtores quanto aos aspectos agronômicos e sanitários, na seleção dos materiais, bem como, as orientações sobre o tratamento das manivas para o plantio e a quantidade necessária para plantar1,0 ha. Neste sentido, foi solicitado que se elabore um texto informativo (de duas a três laudas), o qual poderá ser utilizado para orientar este e outros produtores de mandioca. Em seu conteúdo o texto deverá apresentar as seguintes informações: a) Quais aspectosde ordem agronômica e sanitária devem ser observados na seleção dos materiais para plantio? b) Descreva como deve ser o procedimento de preparo das manivas para o plantio? c) Qual a quantidade de manivas para o cultivo de 1 ha com espaçamento duplo para plantioem covas? d) Considerar: Espaçamento duplo de 2,0 x 0,5 x 0,5 m. Com 1 m³ de hastes podem-se produzirde 2.500 a 3.000 manivas de 20 cm. 3. ACULTURA DA CANA DE AÇÚCAR Sua equipe foi contratada para orientar agricultores familiares na implantação de áreas de cana-de-açúcar destinadas à alimentação animale fornecimento de matéria prima para produçãode caldo de cana. Vocês deverão orientar esses agricultores nos principais aspectos fitotécnicos e sanitários relacionados: 1) à seleção dos materiais de propagação (mudas); 2) ao tratamento das mudas para o plantio; 3) à quantidade de mudas (colmos) necessários para plantar 1,0 ha. Neste sentido, você e sua equipe deverão redigir um texto informativo que será utilizado para, durante uma reunião técnica, orientar o grupo de agricultores. Este texto, com duas a três laudas, deverá apresentar as seguintes informações: a) Quais aspectosde ordem agronômica e sanitária devem ser observados na seleção dos colmos de cana que serão utilizados como mudas?
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR b) Qual deve ser o procedimento de preparo dos colmos/rebolos para o plantio? c) Qual o espaçamento poderá ser utilizado para o plantio? d) Qual a quantidade de colmos necessária para plantio de 1,0 ha? 4. ACULTURA DO CAFÉ Buscando atender a grande procura por mudas de café, um produtor de café arábica daregião, famoso pela boa qualidade genética de seu cafezal, foi até sua empresa para consultar você e sua equipe sobre a produçãode sementes de café, pois sabia que alguns cuidadosespeciais devem ser tomados. Buscando atender a demanda deste cafeicultor, você e sua equipe deverão responder aos seguintes questionamentos: a) Qualquer produtor pode produzir sementesde café? Justifique sua resposta. b) A reprodução por sementes é recomendada para o café arábica?E para o café robusta(Coffea canephora)? Justifique suas respostas. c) Quais as recomendações técnicas para a escolha de matrizes, colheita,preparo e conservação das sementes de café? Sugestão de bibliografia: ARAUJO, A. E.; CHITARRA, L. G.; SUASSUNA,N. D.; COUTINHO, W. M. A culturado Algodão no Cerrado. EMBRAPA, 20217. Disponível em: <https://www.spo.cnptia.embrapa.br/conteudo?p_p_id=conteudoportlet_WAR_sistemasdeproduc aolf6_1ga1ceportlet&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column- 1&p_p_col_count=1&p_r_p_-76293187_sistemaProducaoId=7718&p_r_p_- 996514994_topicoId=7990>. Acesso:15 dez. 2021.
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR MATTOS, P. L. P. de; FARIAS, A. R. N.; FERREIRA FILHO, J. R. (Ed.). Mandioca: o produtor pergunta, a Embrapa responde.Brasília, DF: EmbrapaInformação Tecnológica, 2006. 179 p. (Coleção 500 perguntas, 500 respostas). Disponível em: <https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mandioca/mandioca_cerrados/plan tio.htm>. EMBRAPA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Agência EMBRAPA de Informação Tecnológica. Árvore do Conhecimento: Cana-de-açúcar. Disponível em: <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/cana-de- acucar/arvore/CONTAG01_33_711200516717.html>. Acessoem: 17 dez. 2021. PEREIRA, R. de C. A.; SALES, F. de. Recomendações para a produção de sementes de café. Instruções técnicas. EMBRAPA. 1998. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CPAF- AC/3650/1/it14.pdf>. Acesso: 15 dez. 2021. NORMASPARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. O trabalhoserá realizado em grupos, de 02 a 07 alunos, no máximo. 2. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar os grupos no sistema. 3. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho finalizado no sistema, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conformedisposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagemda atividade. 4. O trabalhofinal deve conter,depois de pronto,capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelodisponível no AVA.
5. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitadano âmbito acadêmico.
6. Importante: O trabalho deve ser enviadoem formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a vocês algunsdos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
· Normalização correta do trabalho,em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
· Apresentação de estrutura condizente com a propostaapresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).
· Uso de linguagem acadêmica adequada, com clarezae correção, atendendo à norma padrão.
· Atendimento à proposta, contemplando todos os itenssolicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
· Fundamentação teóricado trabalho, com as devidasreferências dos autoreseventualmente citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Sou a Brenda Sousa, gostei muito do seu artigo tem muito
conteúdo de valor, parabéns nota 10.
Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
Wow, incredible blog layout! How lengthy have you been blogging for?
you make blogging look easy. The overall glance of your
website is wonderful, as well as the content! You can see similar here
sklep online