CURSO: Superiorde Tecnologia em Gestão Ambiental
XTUAL IN Curso:Superior de Tecnologia em Gestão AmbientalSemestre: 2/3Objetivos da Aprendizagem:A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Instigar os alunos, apoiados nas informações presentes na BNCC sobre a área da linguagem como ferramenta norteadora, para o planejamento de atividades diferenciadas. • Relacionar teoria e prática, a fim de proporcionar embasamento para atuação em atividades extracurriculares. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. • Favorecer a aprendizagem. • Promover a aplicação da teoria e conceitos paraa solução de problemas práticos relativos à profissão. Prezado(a) aluno(a), Seja bem-vindo(a) a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática: RPPN como possibilidade de gestão ambiental sustentável. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL Este trabalhotem por objetivo entender como o processode implantação de uma ReservaParticular do Patrimônio Natural (RPPN) desenvolvida por uma empresade produção de energia elétrica,pode ser uma possibilidade de gestão ambiental sustentável. Diantedisso, você deverá produzirum texto, de acordo com os questionamentos ou situações descritas em cada Tarefa.
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR Situação Geradorade Aprendizagem (SGA) Imagine que uma empresa especializada na produção de energia elétrica a partir do uso de painéis solares fotovoltaicos, adquiriu uma área de 120 hectares na sua cidade, para a instalação de uma nova unidade. Essa área possui 40% de seu espaço de vegetaçãonativa preservada e a administração da empresa gostaria de transformá-la em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), a fim de conservar esse espaço e desenvolver atividades para a população do entorno dessa área. A Lei 9985/2000(art. 21), salientaque as RPPNs são unidadesde conservação de uso sustentável, de domínio privado, localizadas em área urbana ou rural, com o objetivo de preservar e conservar a diversidade biológica, promover a educação ambiental, a pesquisa científica e o turismo ecológico, gravadas com perpetuidade, por intermédio de termo de compromisso averbadoà margem da inscrição no Registro Públicode Imóveis. Desta forma, você deverá desenvolver um texto, expondo informações sobre o planejamento e gerenciamento da Unidade de Conservação (RPPN),pensando numa gestãoambiental sustentável. Situação-Problema Essa produção textual busca refletir sobre o processo de planejamento e implantação de umaunidade de conservação, bem como sobre questões relativas à produção de energia de forma sustentável e preservação do meio ambiente. TAREFA 1. Caracterização da área A partir de pesquisas bibliográficas de estudos realizados em sua região você deverá caracterizar os seguintes aspectos,pensando em uma RPPNexistente ou fictícia: A) Características físicas: tipo de solo, relevo e clima; presença de recursos hídricos ou não, descrevendo, em caso positivo, se a vegetação ciliar está preservada. B) Características biológicas: bioma e tipo de vegetação predominante; principais espécies de plantas e animais que ocorrem, bem como aquelas que estão ameaçadas de extinção; descrever a ocorrência de espécies exóticasinvasoras; destacar, quando for o caso, se há algum
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR desequilíbrio ambiental em relação à cadeia alimentar(por exemplo, ausênciade grandes predadores ou populações com densidades muito elevadas de herbívoros, levandoao surgimento de pragas). TAREFA 2. Uma vez que a área está caracterizada, reflitasobre as seguintes questões: A) Zona de Amortecimento (ZA): A ZA é uma área estabelecida ao redor de uma unidade de conservação com o objetivo de filtrar os impactos negativos das atividades que ocorrem fora dela, como: ruídos, poluição,espécies invasoras e avanço da ocupação humana,especialmente nas unidades próximas a áreas intensamente ocupadas. Sendo assim, escreva um texto levantando as seguintes questões: · Qual a importância da Zona de Amortecimento (ZA) para uma Unidade de Conservação? · Oestabelecimento de uma ZA é obrigatório para quais categorias de unidades de conservação? B) Plano de Manejo: O plano de manejo é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social. Ele estabelece as normas, restrições para o uso, ações a serem desenvolvidas e manejo dos recursos naturais da UC e no seu entorno.Sendo assim, escrevaum texto considerando as seguintes questões: · Para quais categorias de unidades de conservação é exigido a elaboração de um plano de manejo? · De queforma oplano demanejo auxilia no zoneamento de uma unidadede conservação? TAREFA 3. A) Energias renováveis e não-renováveis: As fontes renováveis de energia, como o próprio nome indica, são aquelas que possuem a capacidade de serem repostas naturalmente, o que não significa que todas elas sejam inesgotáveis. Enquanto as fontes não-renováveis de energia são aquelas que poderão esgotar-se em um futuro relativamente próximo. Sendo assim, escreva um texto considerando a seguinte questão:
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR · Trace um panorama geral das principais fontes de energia ofertadas no Brasil nos últimos 2 anos, para geração de energia elétrica e, apresente as principais vantagens e desvantagens de seu uso. B) Energia solar: é o aproveitamento da luz do sol. Há duas formas de aproveitamento da energia solar, a fotovoltaica e a térmica. Na primeira forma, são utilizadas células específicas que empregam o “efeito fotoelétrico” para produzir eletricidade. A segunda forma, por sua vez, utiliza o aquecimento da água tantopara uso diretoquanto para geraçãode vapor, que atuará em processos de ativação de geradores de energia. Considerando tais informações, escrevaum texto considerando as seguintes questões: · Comente sobre a energiasolar fotovoltaica, destacando aspectos econômicos, sociaise ambientais e demonstre com mapas qual o potencial que o Brasilapresenta para o uso destafonte de energia. · Utilizando de dados recentes apresente os avanços tecnológicos e os incentivos legais e fiscaisao uso da energia solar fotovoltaica no Brasil e comente sobre os principais impedimentos para que esta fonte ainda seja pouco utilizada em nosso país. · Considerando a proposta da produção textual, discuta como a usina solar poderia ser utilizada para darsuporte ao plano de manejo da RPPN a ser instalada. TAREFA 4. Ressaltar os aspectose a importância da EducaçãoAmbiental e proporações de EducaçãoAmbiental não formal(Lei 9795/99 art. 13) que podem ser desenvolvidas com os funcionários e com moradoresdo entorno, construindo desta forma valoressociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente,bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidadede vida e sua sustentabilidade.
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR TAREFA 5. Explicar a importância da constituição dessa reserva enquantoação de responsabilidade socioambiental, visto que a empresa já percebeu que precisa ofertar à população das proximidades oportunidades de melhor se relacionar com o meio ambiente, assim como ela mesma se responsabilizar por ações sustentáveis. Pontos a ressaltar: · Implantação da RPPN (Pode ser considerada como uma ação de gestão socioambiental, revelando os valores da empresa?) . Ações de gestãosocioambiental são também ações de marketing empresarial? Caso você respondaque sim, esse tipo de atitude é prejudicial ou benéfica para a empresa? · Como a empresa pode usar esse espaço, RPPN, como uma extensão de suas ações de gestão, pensando em beneficiar o meio ambiente,funcionários, população do entorno da empresa etc? TAREFA 6. Considerações finais É a finalização do texto, onde você irá expor a conclusão geral do trabalho. Referências bibliográficas BELTRÃO, Carolina Lorentz. Educação Ambiental em RPPNs: O caso de Lima Duarte – MG. 2007. Monografia (Especialista em Turismo e Desenvolvimento Sustentável) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/178/1/2007_CarolinaLorentzBeltrao.pdf. Acesso em: 14 dez. 2021. NASCIMENTO, JML., and CURI, RC. A interface da responsabilidade social na gestão de recursos naturais. In: LIRA, WS., and CÂNDIDO, GA., orgs. Gestão sustentável dos recursos naturais: uma abordagem participativa [online]. Campina Grande:EDUEPB, 2013, pp. 173-192. ISBN 9788578792824. Disponível em: https://books.scielo.org/id/bxj5n/pdf/lira-9788578792824-07.pdf Acesso em 13 dez. 2021. PHILIPI, A. Jr.; REIS, L.B. dos. Energia e Sustentabilidade. Manole,Barueri, São Paulo,2016. (Minha Biblioteca).
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GARCEZ, L.; GARCEZ, C.. Energia. 1 ed. Callis Editora,São Paulo/SP, 2010. (Minha Biblioteca). REIS, L.B. dos; FADIGAS, E.A.; CARVALHO, C.E. Energia, recursos naturaise a prática do desenvolvimento sustentável. 1 ed. Manole,Barueri, São Paulo,2005. (Minha Biblioteca). DIAS, Reinaldo. Marketing ambiental: ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2014. (Minha Biblioteca) ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de. Gestão socioambiental: estratégias na nova era dasustentabilidade. Rui Otávio Andrade e Takeshy Tachizawa. – 2.ed. – Rio de Janeiro:Elsevier, 2012. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃODO TRABALHO Diante da situação-problema, você deverá responder aos questionamentos propostos, escrevendo um texto único, fluido, com começo, meio e fim, ressaltando os pontos que foram levantados em cada tarefa. Não esqueça que deverá utilizar as normas da ABNT e as orientações do item Normas para elaboração e entrega da produção textual. O texto deveráestar organizado da seguinte forma:Introdução (1 lauda) Desenvolvimento (3 a 4 laudas) Considerações finais (1 lauda) NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. O trabalho será realizado individualmente. 2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limitede postagem, conformedisposto no AVA. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Instituição, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
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espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conformemodelo disponível no AVA.
4. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhosplagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitadano âmbito acadêmico.
5. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análisedo Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
· Normalização correta do trabalho, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
· Apresentação de estrutura condizente com a propostaapresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).
· Uso de linguagemacadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
· Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
· Fundamentação teórica do trabalho,com as devidas referências dos autores eventualmente citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.