PORTFÓLIO: SÓFT MÓVEIS
SITUAÇÃO-PROBLEMA
Toda a empresa precisa manter um bom nível de controle de suas operações.
Os controles Internos são fundamentais para que as informações gerenciais cheguem
aos tomadores de decisões de forma tempestiva e fidedigna contribuindo para decisões mais
assertivas.
Tanto a auditoria como a controladoria atuam sobre os controles internos. A auditoria,
por exemplo, visa checar se eles estão funcionando adequadamente. Já a controladoria faz uso
dos controles para fins de elaboração dos planejamentos de curto, médio e longo prazos da
entidade.
Um desafio significativo.
A empresa SÓFT MÓVEIS pensa em fazer investimentos na ordem de R$ 20.000.000,00
para a construção da nova fábrica, por isso, antes de concluir seu planejamento e seu plano de
negócios, ela precisa checar o histórico do passado das principais operações da empresa.
Com esta preocupação, você resolveu analisar o controle das contas de receitas e
deduções das receitas da empresa relativas a um periodo anterior no qual se entendeu que o
comportamento das contas estava mais próximo do que se espera para as projeções.
Veja o relatório apresentado pela empresa:
Quadro 1- Relatório de Apuração da Receita Liquida
Relatório da apuração da receita liquida
Período de 12 meses
Valor (R$)
Descrição
Receita Operacional Bruta
12.000.000,00
Venda de mercadorias
12.000.000,00
(-) Deduções das Receitas Brutas
Despesas com juros bancários
Propaganda e publicidade
Devoluções e abatimentos
ICMS sobre vendas
5.828.000,00
36.000,00
1.200.000,00
2.000.000,00
1.440.000,00
PIS sobre vendas
198.000,00
COFINS sobre vendas
912.000,00
IOF sobre operações financeiras
42.000,00
Receita Operacional Liquida
6.172.000,00
Ao analisar este relatório observa-se que há problemas conceituais que estão afetando a
determinação da receita operacional liquida.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL -PTI
Muito provavelmente quem elaborou o relatório não observou que a receita liquida deve
considerar a estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), conforme determina
a Lei das Sociedades Andnimas (Lei nº. 6.404/76 consolidada com as alterações subsequentes).
O papel da auditoria, ao buscar checar as demonstrações financeiras também se constitui na
conferência dos controles internos e nos relatórios que são elaborados a partir deles.
E é este o seu papel nesta etapa neste trabalho: de acordo com as normas contábeis e
considerando o que vem a ser a receita operacional liquida, é necessário ajustar o relatório
apresentado e explicar aos diretores da empresa alguns aspectos técnicos da auditoria e da
controladoria.
ATIVIDADE 1
Neste sentido, execute as atividades:
a) Refaça o relatório adequando- o ao conceito de receita operacional liquida.
b) Responda: por que os controles internos são importantes para as atividades da
controladoria?
c) Responda: se o papel da auditoria é garantir a correção das informações apresentadas
nas demonstrações contábeis, bem como a utilização correta das normas contábeis, por
que ela deve contemplar a checagem dos controles internos?
d) Responda: as contas que foram excluidas do relatório, devem ser classificadas e
consideradas em quais grupos da DRE?
A Contabilidade foi concebida para gerar informaçoes que sejam uteis para a tomada de
decisões por usuários direta ou indiretamente relacionados à organização. Segundo Carvalho,
Guimaraes e Cruz (2019) a “contabilidade não foi concebida para gerar informaçao para seu
proprio
uso ou para a satisfação dos profissionais em produzir tais informagões. Ao contrário, a
Contablidade
foi concebida para gerar informações que sejam úteis para a tomada de decisöões por usuários
direta
ou indiretamente relacionados à organização.”
Essas informações, que auxiliam na tom ada de decisões, tem sua relevância reconhecida com
a mudança na estrutura das organizações empresariais. Em decorrència da complexidade
organizacional e dos grandes volumes de recursos movimentados pelas atividades
empresariais nos
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
mercados competitivos, a Contabilidade concretiza a sua importância pelo papel de fornecer
formações úteis, relevantes e confiáveis para a gestão das empresas.
A indüstria “SOFT MOVEIS, todos os dias, registra as operações financeiras. A contadora Ana
Clara é responsável para uma unidade da empresa em uma cidade a cerca de 100km de
Manaus e se
preocupa muito em registrar e apresentar corretamente as informaçoes contabeis da
empresa. Em
razão disso, ela verificou a ausência de controle financeiro gerencial de ordem estratégica,
pelo qual
poderia gerar os relatórios financeiros. Como a empresa esta planejando expansão dos
negócios,
mediante a criação de um novo portfólio de produtos, a geração das informações históricas é
considerada primordial para o processo decisorio. Isso representa um passo para repensar a
gestao
e a maneira de reorganizar. A partir disso, Ana Clara levantou inicialmente os Balancetes de
verificaçao de 2020 e 2021 das contas patrimoniais e de 2021 das contas de resultado. Todas
as
contas contabeis sao apresentadas com seus respectivos valores em reas, conforme
Quadros2e3.
Quadro 2-Balancete de Verificação das contas patrimoniais de 2020 e 2021
2020
CONTAS PATRIMONIAIS
SValor (5)
or (S)
5.550
Alugueis a Pagar
Aplicações financeiras longo prazo (RLP)
Banco c/ movimento
5.550
40.000
40.000
150.000
180.000
Laxa
20.000
S0.000
La pital ocial
34 260
Pagar
Depreciação Acumulada
Despesas Antecipadas5
18.000
27.000
30.000
28.000
Empréstimos e Financiamentos (CP)
350.000
340.00
Emprestimos e inanciamentos (
200.00
EStoques de Produtos Acabados
320.000
420.00
Fornecedores
15.000
285.000
Imóveis
300.000
300.000
mpostos a REcOlner
5.000
36.000
Lucros ou Prejuizos Acumulados
54.750
Máquinas e Equipamentos
319.000
S00.000
Móvels e Utensilios
58.000
75.000
Propriedade para investimentos
200.000
200.000
Reservas de Lucro
296.950
296.950
Salarios a Pa
3OTware
no ooo.
A0 000
Observação: o valor do conto Lucros ou Prejuizos Acumulodos de 2021 corresponde oo
resultodo operacional liquido
lucro liquido ou prejuízo] calculado na Demonstração de Resultado do Exercicio (DRE) de 2021.
Quadro 3-Balancete de Verificação das contas de resultado de 2021
2021
cONTAS DE RESULTADO
Valor ($)
Comissões sobre vendas
1.050.000
Custo do Produto Vendido (CPV)
4.924.500
Despesas Administrativas e Gerais
485.000
Despesas com pessoal e encargos
Despesas com publicidade
70.000
325.500
Despesas de depreciação
Despesas Financeiras
Imposto de Renda e Contribuição Social
Impostos sobre Vendas
9.000
98.000
18.250
3.465.000
Receitas de Vendas de Produtos
10.500.000
Conforme visto nos Quadros 2 e 3, as contas patrimoniais e de resultado são apresentadas
por ordem alfabética. Diante das informações apresentadas, você foi convidado a estruturar
essas
contas sob a forma de relatórios financeiros. O Quadro 4 retrata a estrutura da Demonstração
de
Resultado do Exercicio e os Quadros 5e6 representam a estrutura patrimonial da empresa.
|ATIVIDADE 2
Pede-se:
a) Estruture o Balanço Patrimonial de 2020 e 2021 e a Demonstração do Resultado do
Exercicio (DRE), de 20211, preenchendo os Quadros 4, 5 e 6.
b) Considerando a DRE estruturada, responda: qual foi o resultado económico da empresa
no exercicio (Lucro ou Prejuízo), em reais?
)Responda: qual é o valor total do Passivo Circulante da empresa em 2020e 2021, em
reais?
d) Responda: qual êo valor total das origens de capital de terceiros em 2020 e 2021, em
reais?
e) Responda: qual é o valor total das aplicações de recursos em 2020 e 2021, em reais?
) Considerando apenas os relatórios financeiros, responda: quais aspectos qualitativos das
demonstrações contábeis caracterizam a empresa ser uma indústria?
Segundo Hoji (2018), o orçamento de vendas deve ser o primeiro orçamento a ser elaborado
e possui a finalidade de determinar a quantidade e valor total dos produtos a vender (sem
impostos).
Para desenvolvë-lo deve-se determinar a os seguintes itens:
Previsão de vendas em quantidades para cada produto;
Previsao dos preços para os produtos e seus mercados
Identificação dos impostos sobre as vendas;
Orgamento de vendas em moeda corrente do país.
Após a reunião que você teve com o Antônio Marcos, ficou decido que você iria elaborar o
orçamento estático de vendas da “SOFT MÓVEIS” para os próximos 3 anos.
Você coletou os seguintes dados:
Volume de vendas no primeiro ano (Guarda-roupa casal): 10.600 unidades;
O guarda-roupa de casal será vendido no valor de: R$ 1.200,00;
Volume de vendas no primeiro ano (Guarda-roupa solteiro): 6.000 unidades;
O guarda-roupa de solteiro foi projetado para ser comercializado no valor de:
R$ 800,00;
Espera-se que nos próximos anos haja um aumento de 3.000 unidades/ano no volume de
quantidade a serem vendidas do guarda-roupa de casal;
E projetou que nos prôximoS anos os guarda-roupas de solteiros terão um aumento na
quantidade a serem vendidas de 2.000 unidades/ano;
O preço dos guarda-roupas (casal e solteiro) terāo um ajuste de 10% por ano por causa da
inflação.
Quadro 7- Orçamento de Vendas para o guarda roupa de casal
sOFT MOVEIS- Guarda-roupa Casal
Periodos
Ano 1
Ano 2
Ano 3
Quantidade a ser vendida
Preço do Produto (RS)
(=) Total de Vendas
(Receita Bruta em reais)
Quadro 8-Orçamento de Vendas para o guarda roupa de solteiro
SOFT MÓVEIS-Guarda-roupa Solteiro
Períodos
Ano 1
Ano 2
Ano 3
Quantidade a ser vendida
Preço do Produto (R$)
() Total de Vendas
(Receita Bruta em reais)
ATIVIDADE 3
Diante dos dados apresentados, pede-se:
a) desenvolva o orçamento de vendas dos guarda-roupas de casal e solteiro na estrutura
dos Quadros 7 e 8.
Como já mencionado em nossa Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), a “SOFT MÓVEIS”,
fim de ampliar suas vendas e aumentar sua participaçāo no mercado, pretende agora produzir
também guarda-roupas, tanto para solteiros quanto para casais. Porém, uma vez que tais
produtos
nunca foram produzidos pela empresa, torna-se de fundamental importância uma análise
criteriosa
dos custos que irão ocorrer nesse projeto.
De outro modo, os gestores da “SOFT MOVEIS” sabem que precisam fazer uma revisäo do
quadro de colaboradores, tanto os relacionados diretamente à produção (Mäo de Obra Direta
MOD), quanto do quadro de colaboradores do departamento administrativo.
Desse modo, a decisão é contratar 10 novos colaboradores para o departamento de produção
a um custo de R$ 4.500,00 cada e 3 colaboradores para o departamento administrativo que irá
resultar em uma despesa de R$ 9.000,00 à empresa.
Os demais gastos previstos para a produção dos dois novos produtos são demonstrados no
Quadro 9
Quadro 9- Lista de Gastos Totais
GASTOS TOTAIS
Gasto
Valor( (RS)
Gasto
Valor (R$)
Madeira (MP)
45.000,00
Novos Colaboradores-
120.000,00 Administrativo (ao mes)
Puxadores (MP)
9.000,00
154.000,00 apelao ondulado
(embalagem)
Cola (MP)
55.000,00
Puxadores (MP)
85.000,00 Comissäo sobre as vendas
230.000,00
Gastos com Transportes
Tintas/Vernizes
212.000,00
45.000,00
(entregas)
Parafusos/Fixadores
45.000,00
Total das Matérias Primas
11.116.000.00
Ao longo do primeiro mês, serão produzidas 16.600 unidades, sendo: 6.000 unidades do
guarda-roupa de solteiro e 10.600 unidades do guarda-roupa de casal. Para fins de alocação
dos
custos os gestores definiram os seguintes critérios:
Os gastos com matérias primas (MP) e mão de obra direta (MOD) devem ser alocados aos
seus respectivos produtos em concordância com o percentualde insumos consumidos
por cada um, ou seja, 30% para os guarda-roupas de solteiro e 70% para os guarda-roupas
de casal (dados informados pela empresa).
Os gastos com demais custos devem ser alocados em concordância com o percentual do
volume de producão previsto para cada um dos produtos, ou seja, 6.000 unidades de
guarda-roupas de solteiro e 10.600 unidades de guarda-roupas de casal.
Quadro 10-Projeção de Receitas de Vendas, Custose Fluxo de Caixa
Projeçoes(R)
Ano
Ano 02
Ano 04
Ano 0
Receita de Vendas
17.520.000,00 24.992.000,00 33.783.200,00
37.161.520,00
40.877.672,00
()Custo dos Produtos
7.008.000,00
11.246.400,00
15.202.440,00
16.722.684,00 18.394.952,40
()Lucro Bruto
0.512.000,00
13.745.600,00
18.580.760,0o
20.438.836,00
22.482.719,60
CDespesas Operacionals
2.100.000,00
4.247.000,00
2.404.290,00
2.572.590,30 2.752.671,62
(Lajir
8.412.000,00
1.498.1 3.600,00
16.176.470,00
17.866.245,7o 19.730.047,98
Despesas Financeiras
820.000,00
.000,00
2.200,00
1.091.420,00 1.200.562,00
JAmortizações de dividas
1.000.000,00 1.000.000,00
1.000.000,00 1.000.000,00 1.000.000,00
() Lair
6.592.000,00
s.396.600,00
14.184.270,00
15.774.825,70
17.529.485,98
(-IR (15%
988.800,00
439.490,00
2.127.640,50
2.366.223,86 2.629.422,90
() Fluxo de Caixa Liquido
.b03.200,00
8.157.110,00 12.056.629,50 13.408.601,85 14.900.063,08
Fonte: elaborado pelo professor (2021).
ATIVIDADE 5
Com base nessas informações o grupo deverá apontar a viabilidade econômico-financeira dos
investimentos. Assim, considerando uma Taxa Minima de Atratividade (TMA) de 10%,
responda:
a) Qual o Valor Presente Liquido (VPL) do projeto de investimento ?
b) Considerando os resultados do (VPL)o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela
empresa?
c) Qual a Taxa Interna de Retorno (TIR) do projeto de investimento?
d) Considerando os resultados da (TIR) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa?
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